quinta-feira, 24 de outubro de 2013

A trilha das formigas e a mandala da sorte!


         Depois de algum tempo sem trabalhos na horta da nossa escola (Comendador Cortez), resolvemos revigorar os canteiros e construir outros. Dessa vez utilizamos garrafas pets! Na caminhada tivemos muitos problemas com as formigas, mas já estamos articulando uma maneira de controle. O problema das formigas começa quando o período de chuvas vai embora, pois a vegetação do entorno fica comprometida pela falta de irrigação e as formigas ficam sem folhas para cortar. Já tentamos por várias vezes plantar cebolinhas, mas as formigas sempre cortam toda a sua folha. Mesmo com este empecilho estamos utilizando alguns artifícios alternativos no intuito de controla-las. Utilizamos cal virgem nos formigueiros, plantamos gergilim no entorno da horta e ainda usamos muitas de suas sementes espalhadas no caminho das formigas. Mas o que parece é que elas são mais inteligentes do que a gente e até agora nenhum desses meios de controle tiveram sucesso absoluto, elas sempre voltam!. Uma vez deixamos o mato subir por cima da cebolinha, foi assim que conseguimos colhe-las, pois as formigas as pouparam e passaram a levar as folhinhas dos matos para alimentar seu fungo. Então construímos uma mandala para alimentar a nossa horta de vitalidade e trazer sempre energias positivas. Percebemos então, que as plantinhas que ficam na trilha das formigas são sempre trituradas, elas passam por dentro da mandala, com persistencia, utilizamos tela para protejer as cebolinhas plantadas dentro da mandala porque tinha um outro inseto não identificado ainda, disseram que eram vespas, que estavam cortando a cebola no tronco...então a culpa não era somente das formigas, com a tela, elas estão sobrevivendo. Quanto a trilha descoberta, foi uma grande conquista porque agora vamos poder plantar algumas armadilhas no meio do caminho! Aguardem...

Conhecendo o Instituto Federal do Piauí - Parnaíba, PI.

No dia 01 de outubro (2013) fizemos uma visita ao IFPI - Campus Parnaíba.  A atividade contou com a presença de duas turmas de 9º ano, das Escolas Municipais Borges Machado e Comendador Cortez. A finalidade da visita foi mostrar aos alunos as dependências do prédio, os laboratórios e estrutura dos cursos oferecidos no Campus. Escolhemos as turmas do 9º ano porque estão na fase de escolher a próxima escola em que irão estudar, sendo uma preocupação dos formadores desses alunos, que vem acompanhando sua trajetória. Os alunos conheceram a biblioteca e laboratórios diversos. A visita instigou os alunos a concorrerem o teste seletivo que o IFPI oferece todos os anos!

Passeio a Unidade de Tratamento de Água, Parnaíba - PI

Referente ao conteúdo sobre "Água", os professores de Ciências e Geografia trabalharam a interdisciplinaridade no mês de setembro, levando os alunos ao conhecimento. Durante a visita na Agespisa de Parnaíba, os alunos conheceram os tanques de tratamento de água, as fases e o laboratório de análise. Agradecemos aos técnicos que nos receberam muito bem!

terça-feira, 15 de outubro de 2013

CARE BRASIL: Desenvolvimento Sustentável da Rota das Emoções




O SEBRAE foi um dos parceiros importantes no evento
A CARE BRASIL realizou, nos dias 29 e 30 de agosto, uma oficina sobre MECANISMOS DE CSA OU PSA: SUBSÍDIOS PARA UMA PROPOSTA DE PROJETO NA REGIÃO DA ROTA DAS EMOÇÕES. 
Ideias no projeto Socioambiental

Entre as atividades, foram abordados temas como Impactos ambientais, água e mudanças climáticas e políticas ambientais. O evento contou com a colaboração do SEBRAE, sendo organizado no auditório do órgão citado. O encontro foi muito enriquecedor, havendo a participação de representantes da SEDUC - PHB, ICMBIO, ANIDROS DO BRASIL, IPIPEA (Instituto Piauiense de Pesquisa Aplicada a Gestão Pública) entre outros.

I Conferência Escolas Sustentáveis na Escola Municipal Borges Machado

Professores da Escola Municipal Borges Machado



Professor demonstrando como medir os níveis de cloro em água potável
No dia 30 de Agosto de 2013, na Escola Municipal Borges Machado, foi realizada a I Conferência Escolas Sustentáveis na Escola, onde trabalhamos o subtema "ÁGUA: um ser vital". O evento contou com várias atividades, incluindo palestra de conscientização sobre o uso da água, paródia elaborada pelos alunos e dança lúdica. A proposta e buscar a sensibilização sobre o uso da água, seguindo o plano de ação elaborado pelo corpo docente da escola.