terça-feira, 19 de novembro de 2013

PRODUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE BIOLOGIA


O CEEP - LICEU PARNAIBANO vem desenvolvendo várias atividades que serão expostas na EXPOTEC, exposição de tecnologias utilizadas no ensino. Inspirados por essas tecnologias, professores de Biologia, junto ao PIBID, vem orientando os alunos na produção de recursos didáticos no ensino de Biologia. As atividades vem sendo desenvolvidas desde o dia 31 de outubro e serão expostas no dia 11 de dezembro. 


EDUCAÇÃO AMBIENTAL - por uma escola sustentável
No dia 31 de outubro, os alunos confeccionaram uma composteira doméstica, realizaram coleta seletiva de lixo e reciclaram papel. Atividade já mencionada anteriormente no blog. Essas atividades foram parte do Projeto Educação Ambienatal - por uma escola sustentável, apresentado na culminância do Projeto + energia, desenvolvido pela Eletrobras. A mesma será exposta no dia da EXPOTEC, Liceu phb. 


Curso de biscuit
Entre os dias 04 a 08 de novembro, o Liceu phb ofereceu a seus alunos um curso de biscuit voltado a produção de recursos didáticos no ensino de biologia. Os alunos produziram diversas peças em biscuit que serão muito úteis no próximo ano, como auxilio nas aulas de biologia. O curso foi ministrado pela Professora Cláudia, com a participação de alunos da escola, alunos do PIBID- BIO e professora de biologia. A dimensão do aprendizado foi tão significativa que mesmo após o curso, os alunos continuam a produzir peças. 








Jogos didáticos no ensino de Biologia
Nesta semana iniciamos a mobilização para a produção de jogos didáticos aplicados aos conteúdos de Biologia. Os alunos do 2º ano Regular, sob orientação da professora de Biologia e alunos estagiários da escola, desenvolveram alguns jogos que serão expostos no evento citado. As atividades irão seguir com a ajuda dos alunos do PIBID-BIO, junto aos professores de Biologia interessados.

domingo, 3 de novembro de 2013

Como tornar uma escola sustentável?



Nesta ultima quinta-feira, 31/10/2013, realizamos uma mobilização no CEEP - Liceu Parnaibano,  onde os alunos realizaram a coleta seletiva de lixo, em seguida a confecção de uma composteira doméstica e produção de compostagem com o lixo da cantina e folhas do jardim. Logo depois com o papel selecionado, fizemos a reciclagem de papel. 
Para a confecção da composteira doméstica utilizamos dois frascos de plástico, acoplados um ao outro. Utilizamos uma estopa que servirá para reter o material sólido retido no primeiro frasco, no segundo conterá apenas o chorume do composto, um ingrediente especial para adubo de plantas. 
Na reciclagem de papel, picamos o papel, adicionamos água e papel picado ao liquidificador e logo depois colocamos a mistura na bacia com água. Utilizamos tinta de tecido e glitter para colorir o papel.

Embrapa - Meio Norte promove "O Quintal Produtivo"!

 
Conhecemos o sistema produtivo da Embrapa - Meio Norte, coordenado pelo Agrónomo pesquisador Pedro Neves e colaboradores. A ideia é inovadora, trazendo inúmeras alternativas de produção para o produtor rural viver de sua subsistência. O sistema se torna inovador porque envolve um tema muito discutido na atualidade, a sustentabilidade. Podemos confirmar essa ideia ao ver que em sua organização, os pesquisadores programaram uma produção rotativa e sustentável, produzindo insumos que vão desde a compostagem, formação de húmus (minhocário), plantações diversas e galinheiro, produzindo alimento que abastecerão diretamente a cozinha do produtor. Ainda contamos com os tanques de criação de peixes, para aqueles produtores mais ousados que pretendem expandir sua produção, reutilizar a água para fins diversos na sua plantação. No modelo proposto pela Embrapa, é possível observar inovações até na armação do galinheiro para coleta de ovos e produção de frango de corte. Ainda assim, o programa passa por diversos testes que irão assegurar o seu sucesso no quintal do produtor, podemos chamá-lo de quintal produtivo.