terça-feira, 30 de setembro de 2014

Dia da ÁRVORE na E. M. Comendador Cortez

Dia 21 de setembro é o dia árvore, e na nossa escola não poderíamos deixar de homenagear este ser que é tão caridoso com o nosso planeta. A ação de sensibilizar nossos jovens jamais será uma atividade secundária de uma escola, pois elas devem ser incluídas como prioridade no projeto político pedagógico de uma instituição escolar, de modo estratégico para obtermos êxito no âmbito da formação de um cidadão. É no ensino fundamental que contribuímos para a formação de um jovem mais sensível ao meio ambiente e consciente de suas ações. Nos limitarmos aos conteúdos, sem perceber que são nas atividades lúdicas que nossos jovens adquirem o maior aprendizado, seria como se tentássemos criar uma criança sem brincar. Durante a palestra sobre a árvore, os alunos puderam relembrar o quanto este ser vivo é fundamental para a nossa vida, que os sistemas da natureza se encaixam de maneira harmoniosa, e que nosso dever é tentar nos enquadrar nesse sistema sem denegrir, maltratar ou desrespeitar o nosso bem mais precioso, a árvore que nos dar vida. Foi possível fazer tal relação! Depois de ouvir, os alunos foram para a prática e plantaram sua própria árvore.

sábado, 27 de setembro de 2014

Prática de ensino com modelos moleculares com a orientação de bolsistas do PIBID na U. E Padre Vieira




No dia 18 de setembro de 2014, os bolsistas do PIBID trabalharam uma prática sobre o conteúdo ácidos e bases, sais e óxidos. Os alunos puderam ver na prática como se forma uma equação química, a estrutura dela e os tipos de substâncias formadas. Essa prática de ensino facilitou a visualização dos compostos químicos, possibilitando aos alunos diferencia-los em ácidos, bases, sais ou óxidos; ainda expôs a noção dos arranjos espaciais dessas substâncias, incentivando a interação e participação dos alunos. Os bolsistas do programa vem desempenhando um trabalho satisfatório na U. E Padre Vieira, pois com o acompanhamento das práticas, facilitam o aprendizado dos alunos e oferecem o suporte necessário que os professores de Ciências necessitam.

domingo, 14 de setembro de 2014

Exposição de plantas medicinais na U. E Professora Raquel Magalhães



No dia 29 de Agosto a U. E. Profª Raquel Magalhães realizou um evento em homenagem ao dia do Folclore, onde seus alunos realizaram diversos trabalhos relacionados a cultura, culinária em geral, valorizando os costumes e tradições do nordeste. Entre as atividades, os alunos do 8º ano A expuseram algumas das plantas medicinais mais utilizadas na cidade de Parnaíba. Ainda este ano, os bolsistas do Pibid de Ciências da UFPI, junto a coordenação e corpo docente da unidade escolar pretendem implantar um canteiro de plantas medicinais. Contamos com a colaboração da comunidade escolar para a implantação deste projeto, afim de transformar o espaço escolar em um verdadeiro laboratório de saberes!

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Trabalhando o conteúdo "O Sistema Nervoso" com jogo da memória


Logo após a explicação do conteúdo sobre o sistema nervoso, era preciso incluir alguma atividade que envolvesse o tema. Estimular a memória de adolescentes é um desafio, visto que a adolescência é uma fase complicada, os jovens se preocupam demais e esquecem de cuidar da mente.
Durante esta atividade, foi incluído algumas brincadeiras consideradas do passado, como telefone sem fio, bater palmas sincronizado e memorizar palavras em ciclo. O resultado dessas atividades é que, os jovens não tinham muita atenção em memorizar as palavras e poucos conseguiram acompanhar a atividade das palmas sincronizada. No entanto, o jogo da memória, utilizando figuras, foi um sucesso, os alunos aproveitaram muito. Essa consequência é o reflexo da atualidade, onde os jovens, cada vez mais, estão trocando as brincadeiras que estimulam raciocínio, atenção e o corpo pelo uso de videogames, redes sociais ou a própria televisão. O que não podemos afirmar com certeza se são totalmente prejudiciais ou não. O que pouco sabemos é que essas atividades tiram a capacidade de raciocínio dos nossos jovens, trazendo a informação pronta, abalando a curiosidade e criatividade que naturalmente existem. 
Então nos perguntamos: que tipo de adulto teremos no futuro? Se o mundo dinâmico está formando jovens imediatistas que aprendem mais com o visual, ainda não sabemos as verdadeiras consequências, até porque os adultos da atualidade, que brincaram de peteca, boneca, soltaram pipa e faziam casa na árvore não estão se mostrando os mais sensatos ou sensíveis na hora de cuidar do nosso País . Isso porque nossa política corrupta nos insulta, alguns adultos que foram mais felizes na infância nos oferecem os piores serviços em saúde, educação, segurança e proteção ambiental. Então refletimos, imaginem se não tivessem brincado! Parte daquela geração que teve contato com as brincadeiras mais saudáveis almeja um mundo melhor, a outra parte segue no egoísmo.