quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Prática sobre os hormônios com a turma do Pibid de Ciências na U.E Raquel Magalhães





Adeane e Jéssica demonstraram, através de modelos em EVA, as funções dos hormônios. A atividade promoveu uma atividade interativa entre os alunos, promovendo um jogo dinâmico. Os alunos teriam que acertar a glândula e seu respectivo hormônio através de dicas dadas pelas bolsistas no decorrer da dinâmica. Foi de grande contribuição para o aprendizado dos alunos, o que refletiu positivamente nas atividades avaliativas. A prática aconteceu em novembro de 2014, referente ao 4º bimestre do ano.

Ornamentação da sala do PIBID de Ciências na U.E Raquel Magalhães




Os alunos aproveitaram o recesso antes e após as eleições de 2014, para ornamentar o seu espaço de trabalho, tornando o ambiente mais acolhedor e convidativo para os nossos alunos da U.E Raquel Magalhães. A sala ficou linda, e ainda muito explicativa para quem ainda não conhece os programas que o Pibid desenvolve na escola.

Prática sobre os sentidos com os bolsistas do Pibid de ciências na U.E Raquel Magalhães



Dar aulas sobre os sentidos e não instigar os nossos alunos quanto a um conhecimento tão necessário, é como se a aula não fluísse ou os conhecimentos repassados oralmente não tivessem a mesma força do que aqueles que passamos de uma forma mais lúdica. A interação com os alunos, quando trabalhamos com conteúdos como este, é essencial para garantir a aprendizagem, para dinamizar suas aulas e conquistar a simpatia e atenção dos nossos discentes. O programa PIBID veio as escolas para orientar o professor quanto a essa prática, pois sabemos que na correria do cotidiano, nós professores não somos contemplados com tempo suficiente para produzir uma aula tão dinâmica e colorida, como essas em que os nossos bolsistas do programa nos contempla. Adeane e Jéssica mostraram a importância dos sentidos através do uso deles mesmos pelos alunos, em sala de aula, fazendo uma demonstração básica da mistura desses sentidos e o quanto podemos nos confundir! Foi de grande contribuição para o entendimento do conteúdo. 

Monitoria do PIBID de ciências na U.E Raquel Magalhães




Esta atividade foi promovida em setembro de 2014, no intuito de reforçar os conteúdos do 3º bimestre . As atividades de monitoria do Pibid de Ciências na U.E Raquel Magalhães acontecem em dias alternados, nos turnos manhã e tarde. A bolsista Ana Paula está oferecendo reforço para os alunos do 9º ano, atividade que foi de grande contribuição para o desempenho qualitativo e quantitativo desses discentes.