No dia 12 de junho de 2015 fora realizada uma avaliação bem diferente com os nossos alunos da turma do 8ª ano A, na U.E Padre Vieira. A gincana de ciências foi um método de avaliação que se mostrou muito eficaz para promover uma melhor valorização das diversas habilidades dos nossos jovens. É comum ouvir de muitos professores, independente do nível escolar no qual atuam, que a avaliação é a parte chata da docência. No entanto, sabemos o quanto ela é fundamental para refletir sobre o trabalho docente e as formas de aperfeiçoamento.
O objetivo aqui é tornar a avaliação mais leve e menos injusta, pois costumamos avaliar de forma unilateral, e buscar meios para valorizar os diversos saberes do educando é uma tarefa árdua e que necessita de atenção redobrada do docente. A gincana é uma solução, pois avaliamos e nos divertimos ao mesmo tempo, ao passo que as habilidades, que tanto queremos valorizar, fluem de forma dinâmica e lúdica . E o que foi possível observar durante as atividades da gincana? Diversas habilidades, como participação e envolvimento do grupo, capacidade de liderança, paciência, responsabilidade, criatividade e ainda o aprendizado do conteúdo que foi abordado na gincana. O estudo sobre alimentação saudável e os sistemas do corpo humano foram temas trabalhados durante o segundo bimestre, de acordo com o plano anual da disciplina de ciências. A professora propôs atividades, durante a gincana, que trabalhassem tanto com os conteúdos propostos, como também, que desenvolvesse as diversas habilidades desejadas. Entre as atividades propostas, a preparação de um prato saudável, elaboração de uma paródia como campanha contra o fumo, apresentação de uma aula sobre os sistemas cardiovascular e respiratório, além de debate de questões e brincadeiras ao final da gincana. O que podemos perceber é que a aprendizagem do conteúdo foi observada entre os alunos, assim como outros saberes adquiridos que serão tão valiosos quanto!