segunda-feira, 22 de junho de 2015

Gincana de Ciências como método avaliativo!










No dia 12 de junho de 2015 fora realizada uma avaliação bem diferente com os nossos alunos da turma do 8ª ano A, na U.E Padre Vieira. A gincana de ciências foi um método de avaliação que se mostrou muito eficaz para promover uma melhor valorização das diversas habilidades dos nossos jovens. É comum ouvir de muitos professores, independente do nível escolar no qual atuam, que a avaliação é a parte chata da docência. No entanto, sabemos o quanto ela é fundamental para refletir sobre o trabalho docente e as formas de aperfeiçoamento. 
 O objetivo aqui é tornar a avaliação mais leve e menos injusta, pois costumamos avaliar de forma unilateral, e buscar meios para valorizar os diversos saberes do educando é uma tarefa árdua e que necessita de atenção redobrada do docente. A gincana é uma solução, pois avaliamos e nos divertimos ao mesmo tempo, ao passo que as habilidades, que tanto queremos valorizar, fluem de forma dinâmica e lúdica . E o que foi possível observar durante as atividades da gincana? Diversas habilidades, como participação e envolvimento do grupo, capacidade de liderança, paciência, responsabilidade, criatividade e ainda o aprendizado do conteúdo que foi abordado na gincana. O estudo sobre alimentação saudável e os sistemas do corpo humano foram temas trabalhados durante o segundo bimestre, de acordo com o plano anual da disciplina de ciências. A professora propôs atividades, durante a gincana, que trabalhassem tanto com os conteúdos propostos, como também, que desenvolvesse as diversas habilidades desejadas. Entre as atividades propostas, a preparação de um prato saudável, elaboração de uma paródia como campanha contra o fumo, apresentação de uma aula sobre os sistemas cardiovascular e respiratório, além de debate de questões e brincadeiras ao final da gincana. O que podemos perceber é que a aprendizagem do conteúdo foi observada entre os alunos, assim como outros saberes adquiridos que serão tão valiosos quanto! 

domingo, 14 de junho de 2015

Aula prática sobre os sistemas cardiovascular e urinário - PIBID de Ciências






Na última semana de maio tivemos uma aula especial para revisar os conteúdos da segunda unidade do livro Teláris - Ciências: nosso corpo. A contribuição dos bolsistas do PIBID de ciências foi fundamental! Os bolsistas iniciaram a atividade explanando o conteúdo, utilizando cartazes com desenhos explicativos. Logo depois, os alunos puderam observar de perto um coração e um rim, adquiridos na feira... a criatividade dos nossos bolsistas só contribui para o aprendizado dos nossos alunos! Ao final das atividades foi possível perceber o quanto os jovens ficaram curiosas com o conteúdo. Posteriormente a professora de Ciências realizou uma gincana de avaliação desses conteúdos, e foi possível perceber o quanto os alunos absorveram o conhecimento. As fotos da gincana serão postadas futuramente, junto com a descrição das atividades. 

terça-feira, 9 de junho de 2015

Apresentação da Tabela Periódica junto aos bolsistas do Pibid de Ciências!





      
A atividade teórica-prática sobre Tabela Periódica dos Elementos Químicos foi realizada no dia 04/05/15 com as três turmas de 9ºano, na U. E Padre Vieira. Levando em consideração que trata-se de turmas que estão conhecendo a "química", houve a necessidade de apresentar o tema de forma lúdica e descontraída. Foi necessário envolve-los, sem mostrar exigência de memorização imediata dos símbolos. Agora, o professor conta com apoio de bolsistas do Programa Pibid, para desempenhar função de mediadores do conhecimento, promovendo atividades de aprendizado e reforço em conteúdos como esses, considerados complexos pela maioria dos nossos educandos. A aula sobre Tabela Periódica começou descontraída, abordando, inicialmente, sobre o aparato histórico na construção da tabela, o que já mostrou interesse dos alunos em saber o porque de agrupar os átomos na tabela e a importância dos elementos químicos. A professora de Ciências iniciou a aula teórica, mostrando os pontos principais do conteúdo. Os bolsistas do programa deram continuidade na aula, utilizando como ferramenta uma tabela periódica gigante para pontuar a localização de seus átomos e como eles estão dispostos na tabela. Cada aluno contou com o apoio de uma tabela que foi colada em cada caderno, e que irá acompanhá-los até o final do ano letivo. Finalizando a aula, os bolsistas trabalharam com um jogo de bingo, utilizando os átomos da tabela periódica, afim de melhorar a familiarização dos jovens com os símbolos. Ao final das atividades, foi possível perceber a forma como o aprendizado fluiu, através das práticas, mostrando a importância da dinamicidade para liberar conhecimento sem pressão.