domingo, 23 de junho de 2013

O lúdico na Educação de Jovens e Adultos em U. E. Chagas Rodrigues





Trabalhar a ludicidade com jovens e adultos parece até um desafio, levando em consideração o perfil desses discentes. Todos chegam na escola com uma carga diária um tanto sacrificante, passam o dia trabalhando ou cuidando da casa e dos filhos e a noite ainda arranjam o tempo para estudar. Pensando nisso que o professor deve vir com uma proposta de ensino mais relaxante e que tragam a atenção dos alunos para um conhecimento sem obrigação. Os educandos ainda dão muito importância a "prova", temem a reprovação, mas pouco conseguem o êxito nas avaliações, visto que o tempo para os estudos em casa é curto. Sabendo disso, percebi que o conteúdo sobre divisão celular tornava-se um tanto complexo para repassar aos alunos, além de vídeos que instigaram a vontade de aprender sobre o conteúdo, trabalhamos juntos com massa de modelar, simulando as fases da mitose. Por enquanto, a mitose foi o foco, mas quando eles tiverem estudando a meiose esta semana, eles já terão um conhecimento prévio, básico, sobre o assunto. A proposta da aula foi a seguinte: utilizamos a massa de modelar para simular as formas dos cromossomos, a linha de cor escura para simular as fibras do fuso, entretanto, alguns alunos optaram por utilizar a própria massa de modelar. Sobre uma folha de papel A4 realizamos a arte e por final, um papel filme (plástico para envolver alimentos) foi envolvido sobre a arte para impedir que a massa de modelar descole do papel. Ao final da atividade é possível perceber que os alunos aprendem as fases da mitose sem perceber, ficam estimulados e desenvolvem trabalhos belíssimos. É gratificante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário