quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Trabalhando o conteúdo "O Sistema Nervoso" com jogo da memória


Logo após a explicação do conteúdo sobre o sistema nervoso, era preciso incluir alguma atividade que envolvesse o tema. Estimular a memória de adolescentes é um desafio, visto que a adolescência é uma fase complicada, os jovens se preocupam demais e esquecem de cuidar da mente.
Durante esta atividade, foi incluído algumas brincadeiras consideradas do passado, como telefone sem fio, bater palmas sincronizado e memorizar palavras em ciclo. O resultado dessas atividades é que, os jovens não tinham muita atenção em memorizar as palavras e poucos conseguiram acompanhar a atividade das palmas sincronizada. No entanto, o jogo da memória, utilizando figuras, foi um sucesso, os alunos aproveitaram muito. Essa consequência é o reflexo da atualidade, onde os jovens, cada vez mais, estão trocando as brincadeiras que estimulam raciocínio, atenção e o corpo pelo uso de videogames, redes sociais ou a própria televisão. O que não podemos afirmar com certeza se são totalmente prejudiciais ou não. O que pouco sabemos é que essas atividades tiram a capacidade de raciocínio dos nossos jovens, trazendo a informação pronta, abalando a curiosidade e criatividade que naturalmente existem. 
Então nos perguntamos: que tipo de adulto teremos no futuro? Se o mundo dinâmico está formando jovens imediatistas que aprendem mais com o visual, ainda não sabemos as verdadeiras consequências, até porque os adultos da atualidade, que brincaram de peteca, boneca, soltaram pipa e faziam casa na árvore não estão se mostrando os mais sensatos ou sensíveis na hora de cuidar do nosso País . Isso porque nossa política corrupta nos insulta, alguns adultos que foram mais felizes na infância nos oferecem os piores serviços em saúde, educação, segurança e proteção ambiental. Então refletimos, imaginem se não tivessem brincado! Parte daquela geração que teve contato com as brincadeiras mais saudáveis almeja um mundo melhor, a outra parte segue no egoísmo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário