segunda-feira, 22 de junho de 2015

Gincana de Ciências como método avaliativo!










No dia 12 de junho de 2015 fora realizada uma avaliação bem diferente com os nossos alunos da turma do 8ª ano A, na U.E Padre Vieira. A gincana de ciências foi um método de avaliação que se mostrou muito eficaz para promover uma melhor valorização das diversas habilidades dos nossos jovens. É comum ouvir de muitos professores, independente do nível escolar no qual atuam, que a avaliação é a parte chata da docência. No entanto, sabemos o quanto ela é fundamental para refletir sobre o trabalho docente e as formas de aperfeiçoamento. 
 O objetivo aqui é tornar a avaliação mais leve e menos injusta, pois costumamos avaliar de forma unilateral, e buscar meios para valorizar os diversos saberes do educando é uma tarefa árdua e que necessita de atenção redobrada do docente. A gincana é uma solução, pois avaliamos e nos divertimos ao mesmo tempo, ao passo que as habilidades, que tanto queremos valorizar, fluem de forma dinâmica e lúdica . E o que foi possível observar durante as atividades da gincana? Diversas habilidades, como participação e envolvimento do grupo, capacidade de liderança, paciência, responsabilidade, criatividade e ainda o aprendizado do conteúdo que foi abordado na gincana. O estudo sobre alimentação saudável e os sistemas do corpo humano foram temas trabalhados durante o segundo bimestre, de acordo com o plano anual da disciplina de ciências. A professora propôs atividades, durante a gincana, que trabalhassem tanto com os conteúdos propostos, como também, que desenvolvesse as diversas habilidades desejadas. Entre as atividades propostas, a preparação de um prato saudável, elaboração de uma paródia como campanha contra o fumo, apresentação de uma aula sobre os sistemas cardiovascular e respiratório, além de debate de questões e brincadeiras ao final da gincana. O que podemos perceber é que a aprendizagem do conteúdo foi observada entre os alunos, assim como outros saberes adquiridos que serão tão valiosos quanto! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário